O Estudo de Impacto Socioeconómico, realizado pela consultora KPMG, revela que, só em 2022, o Lidl gerou uma riqueza de quase 3,1 bilhãos de euros para o país, representando 1,3% do PIB nacional.

Direta e indiretamente, a marca contribuiu no ano passado para a criação e manutenção de 85.100 postos de trabalho em Portugal, registando um aumento médio anual de 12% desde 2014.

Desde 2014, o Lidl aumentou o valor da sua contribuição para o PIB do país, totalizando quase 20 bilhãos de euros nesse período. Por outras palavras, entre 2014 e 2022, a contribuição do Lidl para o PIB português cresceu 92% e uma CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 9%.

Do impacto económico total do Lidl Portugal em 2022, 58% corresponde à contribuição direta da empresa através de pagamentos a fornecedores, salários e impostos, 17% corresponde ao impacto indireto resultante da atividade dos seus fornecedores e 25% corresponde ao impacto induzido resultante do efeito multiplicador da atividade da empresa. Por outras palavras, no ano passado, por cada euro gasto pelo Lidl, foram gerados 1,73 euros na economia portuguesa.

Criação de emprego

O estudo revela ainda que, no ano passado, o Lidl contribuiu, direta e indiretamente, para a criação e manutenção de 85.100 postos de trabalho em Portugal, um aumento de mais de 25.000 postos de trabalho em relação ao ano anterior. Por cada posto de trabalho criado pela empresa, foram criados 9,7 novos empregos no país. 

Desde 2014, o contributo do Lidl para a criação de emprego tem evoluído positivamente, registando um aumento médio anual de 12% na criação de novos postos de trabalho.

Os três sectores produtivos mais impactados pelo contributo do Lidl para a geração de riqueza no país foram a 'Agricultura, caça e serviços relacionados', que representou 30% da riqueza gerada; a 'Produção alimentar', com uma expressão de 23% e a 'Construção de edifícios' que representou 9%.

Compromisso

"Os números são reveladores do nosso trabalho e reflectem o compromisso que temos com o país. A apresentação deste estudo e as conclusões a que a KPMG chegou são a prova do nosso compromisso diário com colaboradores, clientes, produtores e fornecedores. 

Ver que, ano após ano, continuamos a contribuir e a crescer de forma sustentada para gerar riqueza e emprego em Portugal, é uma enorme premissa para continuarmos a investir no nosso caminho, de máxima qualidade ao melhor preço", afirmou Bruno Pereira, Administrador do Lidl Portugal